Localização da Escola de S. Miguel

Entrega dos Diplomas de Mérito na Escola de S. Miguel

Foi no passado dia 12 de dezembro que decorreu na Escola de S. Miguel a cerimónia de entrega dos diplomas de mérito aos alunos que reuniam condições para os receberem. Na altura o senhor diretor proferiu o discurso que a seguir se transcreve.

.

A excelência das instituições constrói-se de muitas formas. E uma boa tradição, como esta, simples, mas significativa cerimónia que nos traz aqui esta tarde, contribui para uma cultura de excelência. Eis-nos, pois, aqui em mais um dia de entrega dos Diplomas de Mérito.
Como Luís de Camões afirmou eu também afirmo ”Ditosa Pátria que tais filhos tem”. É assim que devemos entender o vosso esforço reconhecido, é assim que devemos entender o trabalho cinzento e esforçado dos vossos professores, cuja visibilidade se obtém através das vossas distinções, do orgulho que provocam nas vossas famílias, do trabalho dos assistentes operacionais da escola que fazem parte do resultado final, em suma, de toda a comunidade educativa, a quem felicito.
Para quê, perguntarão alguns de vocês... se ouvem dizer de forma redutora, que vos aconselham a emigrar para terem futuro... Para quê, se não têm perspetivas de emprego? Para quê? Para crescerdes em saber e ser no dia de amanhã.
É desta gesta de jovens capazes de vencerem as adversidades que vós fazeis parte, sóis o futuro promissor e eu acredito que sois capazes de grandes feitos.
Num primeiro momento, quero enaltecer o trabalho dos alunos e professores, no ano transato, que permitiu reconhecer hoje o valor do empenho, da dedicação, da assiduidade, do esforço no trabalho, do desempenho escolar, assim como o valor do trabalho em equipa, dando assim voz ao consignado no Estatuto do Aluno e Regulamento Interno “o reconhecimento do mérito”.
Quando temos sucesso, esquecemos frequentemente quem nos ajudou a alcançá-lo. Não são estes os valores que vos transmitiram neste agrupamento e, por isso, acredito que sentis a escola como a vossa segunda casa, onde a tolerância, a solidariedade, a partilha, o respeito e a curiosidade por saber cada vez mais vos é incutida. Recordar é viver e acredito que todos os momentos vividos nas vossas escolas farão parte do vosso “baú” de recordações.
Esta tarde é uma tarde de celebração. Celebração da educação, em primeiro lugar. Mas também celebração do crescimento individual, celebração da infância e da juventude, celebração da esperança e do futuro.
Queremos que o nosso Agrupamento seja um Instituição viva, um lugar de conquistas, de aprendizagem, de crescimento, de felicidade cujo objetivo crucial é formar alunos cujos alicerces sejam as bases sólidas do Conhecimento e do ousar Saber!
Uma palavra especial aos pais/encarregados de educação, parceiros de eleição na procura do sucesso dos nossos alunos. Neste contexto, é importante a presença continuada dos encarregados de educação, aos quais alertamos para a responsabilidade na educação e acompanhamento dos seus filhos. O Agrupamento continuará a constituir-se como um complemento fundamental da família, mas reconhecemos que sem o empenho dos Pais o trabalho do professor se torna em tarefa árdua e com possibilidades de menos sucesso. Contamos convosco e apelamos para que não se demitam e continuem a participar, de forma ativa e sistemática, na educação e formação dos vossos filhos. A escola agradece.
A todos os alunos, que hoje são agraciados, continuem a empenhar-se na permanente melhoria dos vossos resultados escolares, votos de muito mais sucesso, agora e pela vida fora. E quando os ventos não forem favoráveis, não se esqueçam que fomos nós, Portugueses, que inventámos há séculos uma forma de navegar contra o vento. É no querer e na determinação que as contrariedades são vencidas e não será o vento contrário que vos vai impedir de continuar a lutar pelos vossos sonhos caminhando, passo a passo, para chegar ao cimo da montanha. A todos os que já saíram deste agrupamento, continuem a ser alunos de sucesso e esta escola será sempre vossa também. Aos que continuam a caminhada no Agrupamento, desejo mais sucesso escolar e que o vosso sucesso se constitua como um incentivo e, simultaneamente, uma responsabilidade para toda a comunidade educativa, porque a todos se exige que estejam imbuídos de um espírito de comprometimento com o objetivo de alcançar o sucesso, que nunca é exclusivamente individual, daí que esta homenagem deva também ser extensível aos pais, direção, professores, diretores de turma e colaboradores, porque nesta árdua tarefa “para educar uma criança é necessária uma aldeia inteira”.
Um reconhecido Bem-haja a todos por terem contribuído para que cada um destes jovens pudesse estar aqui esta tarde.

Marcações: #2014/2015, #diplomasdemérito, #escolasãomiguel