Localização da Escola de S. Miguel

Avaliação Externa - AE S. Miguel

Inspeção Geral de Educação atribuiu boas notas ao Agrupamento de Escolas de S. Miguel.

“A avaliação externa das escolas, levada a cabo pela Inspeção-Geral de Educação (IGE), deu “Bom” à maioria dos estabelecimentos de ensino portugueses. No distrito guardense, o agrupamento de escolas de S. Miguel obteve, na maioria dos domínios, classificações de “Muito Bom” e “Bom”, a primeira e a segunda melhores numa escala de quatro.

Foi na avaliação dos resultados que o Agrupamento de Escolas de S. Miguel obteve a nota máxima. De acordo com o relatório a que O INTERIOR teve acesso, há uma preocupação por parte dos estabelecimentos de ensino de fazerem uma «análise regular aos resultados obtidos pelos alunos, tendo por base as taxas internas de sucesso, as classificações das provas de aferição e dos exames nacionais do 9ºano». Os responsáveis do IGE chegaram mesmo à conclusão de que, no 1º e no 3º ciclo, a taxa de sucesso é superior à média nacional, enquanto nos exames do 9º ano o cenário é ligeiramente diferente, já que foram detetadas algumas «fragilidades». Outros aspetos positivos destacados prendem-se com o apoio concedido aos alunos com necessidades educativas especiais e à monitorização do abandono escolar. Domínios como a prestação do serviço educativo, da organização e gestão escolar ou da capacidade de autoregulação e melhoria do agrupamento conquistaram a classificação de “Bom”. No documento, destaca-se também «o impacto significativo» que o jornal escolar e o blog na internet acabam por ter nos alunos e na comunidade em geral. Entre pontos fortes e fracos, o IGE elogia «a igualdade de acesso à educação por parte de todas as crianças e alunos», mas ressalva que existe um «trabalho insuficiente na articulação» entre os diferentes departamentos”.

São os bons exemplos que nós devemos ter em linha de conta para a levar a bom termo, a água ao moinho… Em todas as escolas que fazem parte do MEGA Agrupamento há exemplos a seguir. Só, é possível levar por diante esta missão espinhosa se todos (professores, funcionários, alunos, pais e encarregado de educação), sem exceção nos unirmos em prol de uma escola, que nós pretendemos e desejamos que seja um marco de excelência.

Mais importante que o espaço físico, são os recursos humanos, são estes, que fazem a instituição, e como Diretor deste Mega Agrupamento orgulho-me de todo o pessoal (docentes e não docentes). Apesar da atual situação do país, dos anseios e das expetativas relativamente ao futuro, todos se envolvem de alma e coração.

Agradeço a todos os bons préstimos, e desejo a todos os maiores sucessos na vida profissional …

Marcações: #Agrupamento, #AvaliaçãoExterna, #SMiguel