Clube de Teatro
Objetivos do Projeto Educativo:
- Valorizar todas as aprendizagens incutindo valores e saberes na formação de cidadãos responsáveis e críticos.
- Implementar uma cultura de cidadania responsável e participativa.
- Promover comportamentos e atitudes de vida saudável.
- Desenvolver o gosto pela leitura e procura de bens culturais, artísticos e desportivos.
- Estimular a criatividade e a expressão através de linguagens estéticas.
- Desenvolver o sentimento de pertença a uma comunidade linguística.
Clube de Teatro |
|||||||
Temas |
Atividades |
Objetivos |
Intervenientes |
Local |
Materiais/ Recursos |
Calendarização |
|
Dinamizadores |
Destinatários |
||||||
A Vida na Escola
A crítica Social
Dias Festivos
|
- Exercícios de expressão corporal e vocálica (equilíbrio, leveza, exatidão, rapidez dos reflexos, senso de ritmo, mobilidade/imobilidade; como respirar, projetar a voz…);
- Leitura expressiva, em voz alta;
- Exercícios de coordenação de formas (improvisação através de linguagem gestual e corporal);
- Jogo Dramático (interpretação) – dramatização individual e coletiva.
- Jogos livres, que têm por objetivo funcionarem como abordagem imediata para a motivação e predisposição para a integração e para o trabalho de grupo;
|
- Estimular e desenvolver a sensibilidade, a criatividade e a imaginação; - Promover a auto-confiança; - Promover o desenvolvimento motor, psicomotor e intelectual; - Estimular o trabalho em equipa; - Consciencializar a relação do indivíduo com o mundo exterior/sociedade; - Trabalhar a concentração e atenção; - Compreender jogos de comunicação verbal e não verbal; - Estimular o relacionamento interpessoal; - Dominar progressivamente a expressividade do corpo e da voz; - Explorar a dimensão da palavra na sua vertente escrita, lida, falada e cantada;
|
Conceição Aleixo
Ana Paula Matos |
Alunos dos 2º e 3º Ciclos |
Escola S. Miguel
Sala 34 |
Textos policopiados
Rádio
Colchões
Livros (Expressão Dramática)
|
Ao longo do Ano Letivo |
- Jogos dirigidos, como meio de superar as carências individuais, atrás referidas (e que relembramos algumas: inibição, timidez, receio…), e do grupo;
- Jogos de improvisação: mediante o estímulo à improvisação, os alunos são conduzidos a explorar a imaginação, procurando uma resposta espontânea perante o inesperado e a desenvolver a “habilidade” para obter soluções.
- Jogos dramáticos, que têm por objecivo privilegiarem a interação entre as personagens em torno de um enredo definido.
- Apresentação de espetáculos teatrais. |
- Fazer uso da sua criatividade e de exploração de recursos (ser capaz de criar personagens, histórias ou jogos de imaginação); - Fomentar vivências diferenciadas que permitam o aprofundamento da criação dramática; - Adquirir e desenvolver capacidades no domínio da expressão vocal (produzir e criar sons, noções de ritmo); - Proporcionar um espaço de convívio e ocupação dos tempos livres aos alunos. - Implementar hábitos de fruição teatral; - Aplicar vocabulário específico (o que é a “plateia”, “palco”,“boca de cena”, “bastidores”, etc.); -Fomentar o interesse pela arte; - Despertar o sentido crítico; - Exteriorizar emoções; - Desenvolver o jogo simbólico; - Desenvolver a capacidade de improvisar. |
|
|
|
|
|
Marcações: #ClubedeTeatro