Clube de Teatro

Objetivos do Projeto Educativo:

 

Clube de Teatro

Temas

Atividades

Objetivos

Intervenientes

Local

Materiais/

Recursos

Calendarização

Dinamizadores

Destinatários

 

 

 

 

 

A Vida na Escola

 

 

 

 

A crítica Social

 

 

 

 

Dias Festivos

 

 

 

 

- Exercícios de expressão corporal e vocálica (equilíbrio, leveza, exatidão, rapidez dos reflexos, senso de ritmo, mobilidade/imobilidade; como respirar, projetar a voz…);

 

- Leitura expressiva, em voz alta;

 

- Exercícios de coordenação de formas (improvisação através de linguagem gestual e corporal);

 

- Jogo Dramático (interpretação) – dramatização individual e coletiva.

 

- Jogos livres, que têm por objetivo funcionarem como abordagem imediata para a motivação e predisposição para a integração e para o trabalho de grupo;

 

 

- Estimular e desenvolver a sensibilidade, a criatividade e a imaginação;

- Promover a auto-confiança;

- Promover o desenvolvimento motor, psicomotor e intelectual;

- Estimular o trabalho em equipa;

- Consciencializar a relação do indivíduo com o mundo exterior/sociedade;

- Trabalhar a concentração e atenção;

- Compreender jogos de comunicação verbal e não verbal;

- Estimular o relacionamento interpessoal;

- Dominar progressivamente a expressividade do corpo e da voz;

- Explorar a dimensão da palavra na sua vertente escrita, lida, falada e cantada;

 

 

 

 

Conceição Aleixo

 

 

 

Ana Paula Matos

 

 

 

 

 

 

Alunos dos 2º e 3º Ciclos

 

 

 

 

 

 

Escola S. Miguel

 

 

 

 

Sala 34

 

 

 

Textos policopiados

 

 

Rádio

 

 

 

Colchões

 

 

Livros (Expressão Dramática)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao longo do Ano Letivo

 

 

- Jogos dirigidos, como meio de superar as carências individuais, atrás referidas (e que relembramos algumas: inibição, timidez, receio…), e do grupo;

 

- Jogos de improvisação: mediante o estímulo à improvisação, os alunos são conduzidos a explorar a imaginação, procurando uma resposta espontânea perante o inesperado e a desenvolver a “habilidade” para obter soluções.

 

- Jogos dramáticos, que têm por objecivo privilegiarem a interação entre as personagens em torno de um enredo definido.

 

 

- Apresentação de espetáculos teatrais.

- Fazer uso da sua criatividade e de exploração de recursos (ser capaz de criar personagens, histórias ou jogos de imaginação);

- Fomentar vivências diferenciadas que permitam o aprofundamento da criação dramática;

- Adquirir e desenvolver capacidades no domínio da expressão vocal (produzir e criar sons, noções de ritmo);

- Proporcionar um espaço de convívio e ocupação dos tempos livres aos alunos.

- Implementar hábitos de fruição teatral;

- Aplicar vocabulário específico (o que é a “plateia”, “palco”,“boca de cena”, “bastidores”, etc.);

-Fomentar o interesse pela arte;

- Despertar o sentido crítico;

- Exteriorizar emoções;

- Desenvolver o jogo simbólico;

- Desenvolver a capacidade de improvisar.

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

Marcações: #ClubedeTeatro

Imprimir