• Entrada
  • Eventos

Divulgação dos vídeos motivacionais da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica

As nossas cordiais saudações.

No seu plano de trabalho, o Secretariado Nacional da Educação Cristã e a equipa nacional de apoio à EMRC definiram uma estratégia de sensibilização para a matrícula na disciplina, através de algumas iniciativas, entre as quais se destacam estes vídeos direcionados para o 1º , 2º,3º ciclos e Secundário e que ajudam a reforçar outras estratégias que estão a ser desenvolvidas pelo Secretariado do Ensino Religioso Escolar, da diocese da Guarda.

Pela riqueza da experiência, é importante sublinhar que estas ações contaram com a participação de todas as dioceses como forma de concretização de uma dinâmica de serviço e comunhão.

Nesta sequência e em nome da equipa diocesana, queria reiterar mais uma vez, tudo aquilo que tem sido feito pela disciplina, de modo a que a mesma possa continuar a funcionar no Agrupamento, que V.exa dirige, como espaço promotor de valores autênticos, essenciais para a construção de um projeto de vida com sentido.

Deste modo, vimos pedir ao Dr. David,  a possibilidade, dos vídeos, que seguem, em anexo, puderem ser divulgados na vossa página do Agrupamento, como forma, de reforçar a presença de uma disciplina, que não queremos que perca a sua expressão.

Se assim for, para cada um deles, foi feita uma contextualização:

- O vídeo do 1º ciclo, tem como título: EMRC, é alegria! Tem como protagonistas principais, cinco alunos, de cinco dioceses, entre os quais, se destaca a Joaninha Almeida, da nossa diocese, muita conhecida pela sua voz e pela alegria e pelo encanto que transmite quando canta. Estes cinco alunos e também, cinco girassóis (símbolo da disciplina no 1º ciclo) caraterizam a disciplina  como sendo aquela que dá mais cor à vida; que dá alegria e por aquilo que é e faz, é considerada como muito fixe!

Vídeo motivacional 1º ciclo:

- O vídeo do 2º e 3º ciclos, tem como título: EMRC, estamos contigo! Tem a participação do Diogo e da Mariana, dois alunos de EMRC, que na sua experiência reforçam o papel da mesma na formação integral e na ajuda que ela dá para compreender e intervir na sociedade atual, com base nos valores morais e éticos.

Vídeo motivacional 2.º e 3.º ciclos:

- O vídeo do Secundário, tem como título: Atreve-Te! Este trabalho teve a participação de diferentes alunos e professores de algumas dioceses de Portugal, procurando refletir a riqueza da partilha, da diferença, da amizade, de tudo aquilo que a disciplina de EMRC ajuda a construir.  A EMRC, ajuda-te a construir um mundo melhor para ti, para todos; Com a EMRC, aprendes a ser com os outros e ajuda a descobrir caminhos com sentido!

Vídeo motivacional Secundário:

Agradecendo toda a atenção dispensada,

Com os nossos respeitosos cumprimentos,

Pela equipa diocesana

Estela Cristina Brito