Escola de Referência no Domínio da Visão
A Escola de Referência no Domínio da Visão constitui uma resposta educativa especializada aos alunos com necessidades no domínio da visão, tendo como objetivo principal, a aquisição e desenvolvimento da literacia braille contemplando a aplicação de todas as grafias específicas, a orientação e mobilidade, produtos de apoio para o acesso ao currículo, atividades da vida diária e competências sociais, bem como a utilização de metodologias e estratégias de intervenção, adequadas aos alunos.
Tendo por base o estabelecido pelo Decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho, compete à Escola de Referência no Domínio da Visão do Agrupamento de Escolas da Sé organizar a melhor resposta educativa para os alunos com esta problemática tendo como base o seguinte:
a) Organização de respostas educativas diferenciadas, de acordo com níveis de educação e ensino e as características dos alunos, nomeadamente através do acesso ao currículo e à participação nas atividades da escola, promovendo a sua inclusão.
b) Ter resposta educativa especializada nas áreas:
- Literacia braille contemplando a aplicação de todas as grafias específicas;
- Orientação e mobilidade;
- Produtos de apoio para acesso ao currículo;
- Atividades da vida diária e competências sociais.
c) Ter docentes com formação especializada em educação especial no domínio da visão.
d) Possuir equipamentos e materiais específicos que garantem a acessibilidade à informação e ao currículo.
e) Assegurar o apoio aos docentes e a sua articulação com os pais ou encarregados de educação.
Links de apoio:
https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/54-2018-115652961
https://www.acapo.pt/deficiencia-visual/perguntas-e-respostas/deficiencia-visual
https://www.bemyeyes.com/language/portuguese-portugal
http://www.deficienciavisual.pt/txt-OM_para_Defs_Visuais-Rosa_Novi.htm#2
https://www.youtube.com/watch?v=40L7fM3pHyg
A data de 4 de janeiro assinala o nascimento de Louis Braille, que foi criador do sistema de leitura e de escrita Braille para as pessoas cegas. Ficou cego aos 3 anos de idade e aos 20 anos conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos que se alastrou pelo mundo e que ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas.
O Braille é composto por 64 sinais, gravados em papel em relevo. Estes sinais são combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto. A leitura faz-se da esquerda para a direita.
Instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em novembro de 2018, o Dia Mundial do Braille tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância do braille como meio de comunicação.
Vídeo com a história de Louis braille: https://www.youtube.com/watch?v=Pl6xTzS_rCU
Como lidar com o Deficiente Visual
Deve ser tratado de forma natural e com respeito.
O deficiente visual faz as mesmas coisas, mas usa técnicas diferentes;
Fale num tom normal de voz;
Fale diretamente para o deficiente visual, não à pessoa ao seu lado, perda de visão não é perda de capacidades intelectuais;
Quando se aproximar, identifique-se; ao ir embora mencione que está a sair;
Chame o deficiente visual pelo nome, para que ele saiba que lhe estão a dirigir a palavra;
Pergunte, delicada, calma e claramente se o deficiente visual precisa de ajuda;
Se deixar um deficiente visual sozinho numa zona desconhecida, certifique-se que está perto de algo que ele pode tocar – uma parede, uma mesa, um corrimão, etc;
Seja atencioso. Se observar um ponto ou uma mancha na roupa de um deficiente visual, diga-lhe confidencialmente, da mesma forma que gostaria de ser avisado;
Dê direções precisas: “ à esquerda na próxima esquina” é mais útil do que “lá”;
Num restaurante, descreva a localização das cadeiras e mesas. Leia o menu em voz alta, mas dê espaço para que o deficiente visual faça o seu próprio pedido;
Deixe todas as portas abertas ou todas as portas fechadas – portas ou armários meio abertos podem ser perigosos;
Seja sensível ao questionar o deficiente visual sobre a sua cegueira. Esta é uma informação pessoal, logo deve ser respeitada.