Escola de Referência para a Educação de Alunos Cegos e com Baixa Visão

Com o Decreto-Lei nº 3/2008 de 7 de janeiro, foram criadas as escolas de referência para a educação de aluno cegos e com baixa visão, com vista a concentrar meios humanos e materiais que possam oferecer uma resposta educativa de qualidade a estes alunos.

O Agrupamento de Escolas da Sé proporciona uma resposta educativa especializada aos alunos do concelho da Guarda.

Esta escola de referência tem como objetivos fundamentais:

1. Assegurar a observação e avaliação visual e funcional;
  2. Assegurar o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita do Braille, bem como das suas diversas grafias e domínios de aplicação;
  3. Assegurar a utilização de meios informáticos específicos, entre outros, leitores de ecrã, software de ampliação de caracteres, linhas Braille e impressora Braille;
  4. Assegurar o ensino e a aprendizagem da orientação e da mobilidade;
  5. Assegurar o treino individual específico;
  6. Orientar os alunos nas disciplinas em que as limitações visuais ocasionem dificuldades particulares, designadamente, a Educação Visual, Educação Física, Técnicas Laboratoriais, Matemática, Química, Línguas Estrangeiras e Tecnologias de Comunicação e Informação;
  7. Assegurar o acompanhamento psicológico e a orientação vocacional;
  8. Assegurar o treino de atividades de vida diária e a promoção de competências sociais.
  9. Assegurar a formação e aconselhamento aos professores, pais, encarregados de educação e outros membros da comunidade educativa.

Marcações: #EscoladeReferência, #AlunosCegos, #BaixaVisão