Escola de Referência no Domínio da Visão

A Escola de Referência no Domínio da Visão constitui uma resposta educativa especializada aos alunos com necessidades no domínio da visão, tendo como objetivo principal, a aquisição e desenvolvimento da literacia braille contemplando a aplicação de todas as grafias específicas, a orientação e mobilidade, produtos de apoio para o acesso ao currículo, atividades da vida diária e competências sociais, bem como a utilização de metodologias e estratégias de intervenção, adequadas aos alunos.

 

Tendo por base o estabelecido pelo Decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho, compete à Escola de Referência no Domínio da Visão do Agrupamento de Escolas da Sé organizar a melhor resposta educativa para os alunos com esta problemática tendo como base o seguinte:

a)      Organização de respostas educativas diferenciadas, de acordo com níveis de educação e ensino e as características dos alunos, nomeadamente através do acesso ao currículo e à participação nas atividades da escola, promovendo a sua inclusão.

b)      Ter resposta educativa especializada nas áreas:

- Literacia braille contemplando a aplicação de todas as grafias específicas;

                                         - Orientação e mobilidade;

                                        - Produtos de apoio para acesso ao currículo;

                                        - Atividades da vida diária e competências sociais.

c) Ter docentes com formação especializada em educação especial no domínio da visão.

d) Possuir equipamentos e materiais específicos que garantem a acessibilidade à informação e ao currículo.

e) Assegurar o apoio aos docentes e a sua articulação com os pais ou encarregados de educação.

Links de apoio:

https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/54-2018-115652961

https://www.acapo.pt/deficiencia-visual/perguntas-e-respostas/deficiencia-visual

https://www.bemyeyes.com/language/portuguese-portugal

https://news.microsoft.com/pt-br/conheca-quatro-funcionalidades-windows-10-para-pessoas-deficiencia-visual/

http://www.deficienciavisual.pt/txt-OM_para_Defs_Visuais-Rosa_Novi.htm#2

https://www.youtube.com/watch?v=40L7fM3pHyg

 

A data de 4 de janeiro assinala o nascimento de Louis Braille, que foi criador do sistema de leitura e de escrita Braille para as pessoas cegas. Ficou cego aos 3 anos de idade e aos 20 anos conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos que se alastrou pelo mundo e que ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas.

O Braille é composto por 64 sinais, gravados em papel em relevo. Estes sinais são combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto. A leitura faz-se da esquerda para a direita.

Instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em novembro de 2018, o Dia Mundial do Braille tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância do braille como meio de comunicação.

Vídeo com a história de Louis braille:  https://www.youtube.com/watch?v=Pl6xTzS_rCU

 

Como lidar com o Deficiente Visual


Deve ser tratado de forma natural e com respeito.

O deficiente visual faz as mesmas coisas, mas usa técnicas diferentes;

Fale num tom normal de voz;

Fale diretamente para o deficiente visual, não à pessoa ao seu lado, perda de visão não é perda de capacidades intelectuais;

Quando se aproximar, identifique-se; ao ir embora mencione que está a sair;

Chame o deficiente visual pelo nome, para que ele saiba que lhe estão a dirigir a palavra;

Pergunte, delicada, calma e claramente se o deficiente visual precisa de ajuda;

Se deixar um deficiente visual sozinho numa zona desconhecida, certifique-se que está perto de algo que ele pode tocar – uma parede, uma mesa, um corrimão, etc;

Seja atencioso. Se observar um ponto ou uma mancha na roupa de um deficiente visual, diga-lhe confidencialmente, da mesma forma que gostaria de ser avisado;

Dê direções precisas: “ à esquerda na próxima esquina” é mais útil do que “lá”;

Num restaurante, descreva a localização das cadeiras e mesas. Leia o menu em voz alta, mas dê espaço para que o deficiente visual faça o seu próprio pedido;

Deixe todas as portas abertas ou todas as portas fechadas – portas ou armários meio abertos podem ser perigosos;

Seja sensível ao questionar o deficiente visual sobre a sua cegueira. Esta é uma informação pessoal, logo deve ser respeitada.

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