AESE

PLANO NACIONAL DAS ARTES

Plano Cultural de Escola

O lema do Plano Cultural de Escolas da Sé (PCE), Guarda tem como missão unir uma comunidade que envolve oito jardins de infância, doze escolas básicas do 1.º ciclo, uma escola onde se lecionam o 2º e 3º ciclos (Escola Carolina Beatriz Ângelo) e a Escola Secundária da Sé na qual funcionam o 2º, 3º ciclos e o ensino secundário.
O projeto vai agregar as valências culturais da comunidade e do Projeto Educativo do Agrupamento num todo coeso com intencionalidade comum. Todas as atividades e dinâmicas levadas a cabo nas rúbricas do Plano Cultural terão como fio condutor e orientador este propósito integrador da comunidade educativa, que se pretende unificada pelo papel indisciplinador das dinâmicas transdisciplinares das artes.
O PNA pretende trabalhar o papel transformador das Artes na sociedade. A possibilidade de juntar diferentes conhecimentos ao universo da comunicação de ideias fornecido pelas artes, permitirá trabalhar o pensamento critico.
Os projetos existentes no Agrupamento encontram-se demasiado atomizados e compartimentados. O PCE quer dar um sentido comum a essas atividades ainda que as mesmas continuem a fazer parte de outros projetos/estruturas.
Aproveitando o excelente trabalho que tem sido feito, pretende-se que todos os projetos/atividades em funcionamento ou a criar no agrupamento que, de algum modo utilizem ou que possam vir a beneficiar da linguagem das artes, sejam integrados no Plano Cultural de Escola.

Indisciplinar a Escola é uma abordagem transversal que reconhece a importância de uma educação aberta a diferentes perfis de aprendizagem e que valoriza o poder criativo e indisciplinador das artes.
A arte permite a associação da educação ao prazer através do lúdico e da criatividade. As artes, com o seu poder indisciplinador, promovem a articulação curricular e as dinâmicas transdisciplinares.
Esta abordagem procura romper com a rigidez disciplinar tradicional, permitindo uma educação mais flexível, criativa e adaptada às necessidades dos alunos. Através da integração destes elementos, a escola pode vir a transformar-se num espaço de aprendizagem mais significativo e enriquecedor para todos os envolvidos.

As parcerias são uma componente chave para criar um ambiente educativo dinâmico e partilhado, que não só beneficia os alunos, mas também contribui para a vitalidade cultural da comunidade local.
Haverá lugar a uma colaboração estreita na dinamização de atividades, através de grupos de trabalho já constituídos ou a constituir no Agrupamento, com as instituições/associações da comunidade.
Pretende-se criar um espaço de encontro com atores, artistas, artesãos, escritores e especialistas com vista à partilha de experiências e conhecimentos.

  • A PROGRAMAR /A AGENDAR/ EM ABERTO;
  • TUTORIAS CRIATIVAS;
  • KM2: ARTE E COMUNIDADE;
  • SAIR PARA ENTRAR.

António Prata Coelho